O meu bebé

Como emagrecer nas pernas: damos-te os truques de que precisas!

Estás farta de fazer dieta e perder quilos em todo o lado menos nas pernas? Queres saber como emagrecer nas pernas? Aqui te damos alguns truques para conseguir reduzir o volume nas pernas!

 Não és a única que começou a fazer dieta e sim, conseguiu perder quilos, mas não onde queria. Os quilos perdidos refletem-se no volume dos seios, que diminuíram, na barriga ou na cara mas, em muitos casos, não nas pernas. Se te aconteceu o mesmo, o teu problema chama-se retenção de líquidos.

(Também te interessa: Pés e pernas inchados: causas e remédios)

Como emagrecer nas pernas: as 5 regras

Como emagrecer nas pernas e conseguir ter umas pernas mais magras e com menos volume? Damos-te as cinco regras mais importantes que deves ter em conta!

Alimentação

Ao comer, deves ter em conta que as proteínas são ideias para tonificar as pernas, pois são os “tijolos” dos nossos músculos. Ainda assim, como sabes, os vegetais não podem faltar na tua dieta.

Por outro lado, deves renunciar à comida rápida, aos fritos e aos doces. Mas é permitido comê-los de forma esporádica!

(Também te interessa: Os alimentos diuréticos que desintoxicam o seu organismo)

Massagens

O problema da retenção de líquidos pode aliviar-se consideravelmente com a drenagem. Para drenar as pernas e ativar os sistema linfático, podes fazer um tratamento como a drenagem linfática ou a pressoterapia. Estes dois tipos de tratamentos são muito benéficos para elimnar os líquidos acumulados.

Outro hábito que te vai ajudar a reduzir o volume das pernas é acabar o duche com água fria. Deves molhar as pernas de baixo para cima, para ativar a circulação.

Cremes e loções

Se todos os dias aplicares um creme anticelulítico também poderás notar uma diferença. Há que ser constante e o melhor é massajar e usar, além das mãos, uma luva para ativar a circulação sanguínea.

Tem presente que a retenção de líquidos e o inchaço das pernas deve-se, em grande parte, a uma má circulação. É por isso que todas as medidas que ativam a circulação das pernas vão ser benéficas para reduzir o volume das mesmas.

Evita os saltos altos e calças justas

Os saltos altos não são nada recomendáveis para reduzir o volume das pernas. Se gostas de saltos altos e de roupa justa não tens de a eliminar do teu guarda-roupa, mas sim intercalá-la com roupa menos justa e sapatos baixos: se um dia levas saltos altos, no dia seguinte levas uns baixos.

Exercício físico

O exercício físico é outra das atividades que deves incluir na tua rotina diária. Não é necessário realizar um exercício físico extenuante.

O exercício que mais beneficia a retenção de líquidos é um exercício ligeiro. Andar de bicicleta, correr, nadar, yoga, pilares… vão ajudar-te a manteres-te em forma.

(Também te interessa: Exercícios para grávidas… sem esforço!)

Exercícios para emagrecer nas pernas

Em seguida apresentamos-te uma série de exercícios, simples, que não requerem demasiado esforço mas que são muito efetivos para conseguir o teu objetivo: emagrecer pernas e perder volume nesta zona do teu corpo.

O exercício da escada

  • Para realizar este exercício necessitas de uma cadeira estável ou de um banco de 40-60 cm de altura.
  • O exercício consiste em subir e descer com uma perna de cada vez, mantendo sempre os joelhos ligeiramente fletidos e as mãos na altura das ancas.
  • Para notares efeitos, realiza 4 séries de 10 repetições cada uma. Podes aumentar progressivamente a velocidade de execução.

Flexão de pernas com salto

  • Põe-te de pé, com as pernas ligeiramente separadas e os pés paralelos. Respirando lentamente, flexiona os joelhos e desloca ligeiramente a pélvis, como se fosses tentar sentar-te num tamborete imaginário, ao mesmo tempo que levantas os calcanhares do chão e ficas em bicos de pés.
  • Volta a ficar direita, de preferência dando um pequeno salto, enquanto expiras e levantas os braços para cima.
  • Repete esta flexão 20 vezes.

Flexão de pernas com pesos

  • Põe-te de pé, com as pernas ligeiramente separadas e com os pés em paralelo. Segura um peso (de aproximadamente dois quilos, se é a primeira vez que realizas este exercício) com as mãos e coloca-o para a frente, à altura da pubis.
  • Respirando lentamente, flexiona os joelhos e levanta ligeiramente os calcanhares do chão, como se estivesses em bicos dos pés. Sempre com o peso à frente e com as costas direitas.
  • Podes repetir este exercício 20 vezes.

Elevação de abdutores

  • Deita-te de lado. Podes fazê-lo de duas formas diferentes: ou por completo ou com os joelhos apoiados. Este exercício é muito simples. Consiste apenas em subir e baixar a perna.
  • Depois, deves repetir a sessão com a outra perna.
  • Realiza 4 séries de 12 repetições cada uma.

Flexão de abdutores

  • De pé, com as mãos apoiadas na cintura e as pernas abertas pela medida dos ombros, inclinar o corpo para um lado. Procura quase apoiar os cotovelos nesse joelho.
  • Alterna os lados. Realiza 4 séries de 12 repetições cada uma.

Também lhe interessa…