Mi bebé y yo

Brincadeiras para crianças de 4 anos

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

As crianças de quatro anos de idade começam a imitar as atividades dos adultos e entram na etapa dos “porquês”. A partir de agora, vão começar a chatear-se se perderem um jogo ou vão ficar entusiasmados se o ganharem. Quais os jogos mais adequados a esta idade?

As crianças de quatro anos encontram-se numa etapa do crescimento infantil na qual é importante incentivar o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor, o que se pode fazer através da brincadeira. Embora existam muitos jogos e brinquedos pensados especialmente para crianças desta idade, quando falamos de brincadeiras adequadas a crianças de quatro anos referimo-nos a atividades simples que se podem realizar em casa sem necessidade de sair para comprar produtos novos.

(Também lhe interessa: Jogos infantis tradicionais: os 10 mais populares)

Como são as crianças de 4 anos

Aos quatro anos de idade as crianças mostram um grande desenvolvimento a nível emocional. O sentimento de competitividade começa a aparecer e nesta idade as crianças começam a ficar contentes se ganharem um jogo e zangar-se se o perderem. É algo completamente normal. Além disso, já nesta tenra idade os mais pequenos começam a observar com atenção os adultos e imitam as suas atividades e forma de agir. Neste sentido, gostam de brincar “às mamãs e aos papás”, “aos médicos” e também de se mascarar com a roupa dos adultos. Por fim, é importante destacar que, aos quatro anos, as crianças se encontram em plena etapa dos “porquês”: perguntam o porquê de tudo o que os rodeia com o objetivo de entender melhor o mundo.

Brincadeiras para crianças de 4 anos

Pode fazer várias brincadeiras com o seu filho de quatro anos em casa sem necessidade de sair para comprar produtos novos. Algumas das atividades que beneficiam o desenvolvimento emocional de uma criança desta idade são:

  • Fazer caretas ou máscaras com cartolina de personagens, animais ou outros motivos e brincar às máscaras.

  • Brincar aos bonecos dando ênfase às emoções. Por exemplo, agarrar no seu peluche preferido e dizer à criança: “Olha só que feliz está o ursinho”.
  • Brincar a fazer caretas com as diferentes emoções. Por exemplo, dizer à criança que tem de pôr cara triste, depois fazer a cara que lhe peça, etc.
  • Mostrar fotografias de álbuns de família e comentar as emoções e sentimentos que se expressam nele. Por exemplo, perante uma fotografia da criança em bebé a dormir dizer-lhe: “Olha, aqui estás tu quando tinhas um ano num dia em que estavas muito cansado e dormiste durante muito tempo”.

(Também lhe interessa: Máscara e maquilhagem de palhaço)

Potenciar o seu desenvolvimento cognitivo

Aos quatro anos a criança encontra-se numa importante etapa do seu desenvolvimento cognitivo que está em sintonia com o seu esforço para tentar entender e atuar no mundo. Durante esta idade o pequeno desenvolve a sua capacidade de pensamento e da utilização da linguagem. Com o objetivo de potenciar o desenvolvimento cognitivo, pode levar a cabo estas brincadeiras em casa:

  • Jogos de memória. Pode mostrar à criança uma ilustração e pedir-lhe que a observe com atenção. Depois pergunte-lhe, por exemplo, de que cor era um determinado objeto.

  • Diferenciar formas, cores e situações das coisas. Também com uma ilustração, pode perguntar à criança pela cor ou forma de um objeto e pedir-lhe que distinga entre em cima, em baixo, dentro, fora, etc.

  • Brincar com puzzles. Nesta idade a criança já está preparada para realizar puzzles de 24 peças ou mais com ajuda.

  • Participar em peças de teatro. É algo que as crianças adoram e que lhes permite desenvolver as suas capacidades de interpretação. Uma boa opção, se a criança mostrar interesse nisso, é inscrevê-la em aulas de teatro extracurriculares.

(Também lhe interessa: Brincadeiras para crianças de 3 anos: as mais adequadas)

Quais as brincadeiras para crianças de 4 anos preferidas dos seus filhos? Conte às outras mamãs e partilhem as vossas atividades e jogos familiares!

Também lhe interessa

Brincadeiras para crianças de 4 anos | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)