O meu bebé

O mundo pocoyo: galeria de produtos

A série de desenhos animados Pocoyo é uma das preferidas pelas crianças. Porque é que os mais pequenos gostam tanto do Pocoyo e dos seus amigos? Explicamos-lhe tudo e oferecemos-lhe uma lista de brinquedos e outros produtos desta personagem tão fofo.

A série de desenhos animados do boneco espanhol Pocoyo é, sem qualquer dúvida, uma das preferidas das crianças. Os capítulos das aventuras do Pocoyo e dos seus amigos, dedicados a crianças de um a quatro anos, têm uma duração de sete minutos e, atualmente, são transmitidos em 100 países. Para além da série, Pocoyo também conquistou o mercado de brinquedos e produtos de merchandising com a sua imagem; existem mais de 150 produtos da marca Pocoyo.

O criador da série de animação é o espanhol David Cantolla. No entanto, a Espanha não foi o primeiro país a exibi-la, uma vez que nenhum canal espanhol se interessou pela personagem. Por esse motivo, o desenhador espanhol partiu para o Reino Unido, onde o canal britânico se interessou por Pocoyo em 2005. A série alcançou rapidamente 32% de share. Um ano depois, em 2006, a TVE (televisão espanhola) começou a emiti-la. Em Portugal pode ser visto na RTP2 e, também, no Canal Panda.

Porque é que as crianças gostam tanto do Pocoyo?

Uma das grandes incógnitas que suscita esta série de desenhos animados é o motivo do seu tremendo êxito junto dos mais pequenos. De acordo com o seu criador, isto deve-se a aspetos extremamente básicos. As personagens estão desenhadas com cores vivas e facilmente reconhecíveis graças ao fundo branco, que permite que se salientem e sejam percecionadas com toda a clareza. Também possuem personalidades bem vincadas e demonstram claramente as suas expressões.

De acordo com Cantolla, também é fundamental a utilização da música, de Daniel Heredero, que criou um estilo próprio, muito pensado e trabalhado. A combinação da música com a voz do narrador é, segundo o seu criador, outra das chaves para o êxito de Pocoyo. Na versão inglesa, a voz do narrador é a de Stephen Fry e, na espanhola, a de José María del Río. Em Portugal a voz pertence ao ator Rui Luís Brás.

Mas, para além do trabalho, da fantasia e da tecnologia utilizada em cada episódio do Pocoyo, José Maria Castillejo, presidente da Zinkia, a empresa onde são desenhadas as personagens animadas da série, afirma que o êxito também se deve a um investimento feito em psicólogos e educadores infantis que reveem todos os guiões. O objetivo é conseguir que cada episódio transmita uma mensagem positiva e valores como a alegria, o empenho e a amizade. Nas palavras de Castillejo: “O êxito da série deve-se a que esta é feita com bom gosto e respeito pelas crianças.”

A seguir, apresentamos-lhe uma seleção de produtos de Pocoyo. De certeza que o seu filho vai adorar!

(Também lhe interessa: Pequenos contos infantis: os seis mais originais! )

 


 

Também lhe interessa…