Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Bebés
- Saúde e cuidados do bebé
- Gases no estômago: o que fazer?
Gases no estômago: o que fazer?

Ter gases no estômago pode causar um grande desconforto ao bebé, que chora e não consegue dormir. Porque se formam gases no estômago e quais os remédios para aliviar os sintomas que provocam? O Dr. Leo Venturelli esclarece as suas dúvidas.
Em primeiro lugar, para combater os gases no estômago do seu bebé, deverá reduzir de forma drástica a quantidade de água que lhe dá durante a noite, porque é possível que o líquido piore a situação do seu intestino. Também é aconselhável eliminar da sua dieta, de forma gradual, alguns alimentos, como legumes e verduras de folha verde trituradas. Se a situação não melhorar, poderá ser oportuno fazer alguns testes de intolerâncias alimentares, que deverão ser prescritos pelo médico.
Gases no estômago: porque é que se produzem
Quando o bebé já não é um lactente, nem está na idade de sofrer das chamadas cólicas do lactente, e quando já se introduziram alimentosdiferentes do leite materno ou artificial na sua dieta, os gases no estômago podem ser devidos a uma intolerância ou a uma determinada sensibilidade a algum alimento, como os laticínios, os legumes ou determinadas verduras, alimentos que podem formar parte da dieta diversificada que se introduz a partir dos seis meses.
Consequentemente, para descartar possíveis causas dos gases no estômago, é conveniente tomar uma série de precauções, como tentar que o bebé não coma demasiado depressa, especialmente se acontece muitas vezes. Damos-lhe algumas sugestões para descartar possíveis causas e atacar o problema do inchaço e gases:
- Se dá biberão de água ou leite, tente fazer com que o bebé não engula demasiado rápido. Neste sentido, ter a chucha durante demasiadas horas por dia não ajuda, pis favorece a ingestão de ar, que se pode acumular no estômago e nos intestinos.
- Retire da sua dieta alguns laticínios pois são alimentos suscetíveis de gerar gás. Acorde este ponto com o pediatra, pois o leite é um alimento fundamental para o desenvolvimento do bebé.
- Experimente eliminar, um a um, alguns alimentos, como legumes ou vegetais mais flatulentos (couve, couve-flor, folhas verdes…), pois podem estar na origem da acumulação de gases no estômago.
- Faça massagens na barriga do bebé, ajudam-no a expulsar os gases.
- Tente combater a obstipação, se a tiver, pois também esta favorece os gases.
- Consulte sempre o seu pediatra se o seu bebé sentir desconforto por causa dos gases, e diga-lhe todas as medidas que tomou e se detetou que algum alimento em particular lhe provoca mal-estar. O profissional tem a última palavra.
(Também lhe interessa: Soluços nos bebés: como parar)