O meu bebé

Fluxo esverdeado no bebé

É normal uma bebé ter um fluxo esverdeado? Podem haver vários motivos para tal acontecer. O Dr. Luis González Trapote esclarece as suas dúvidas sobre este assunto.

No caso de haver um fluxo esverdeado, parece ser fundamental fazer um exame uronefrológico ao bebé. Se a infeção de urina se verifica, através de uma cultura, merceria a pena fazer uma CUMS (cisto-ureterogrfia miccional seriada) afim de investifar se existe algum dano anatómico que justifique as recaídas e pensar se se necessita de um tratamento preventivo.

Causas de um fluxo vaginal anormal

É importante realizar corretamente a higiene do bebé, pois algumas causas relacionadas com erros na sua higiene podem provocar um fluxo vaginal anormal na bebé:

  • Limpeza da zona da fralda: deve realizar-se diferenciando muito claramente a vagina e a zona anal. É importante que a limpeza do rabinho se faça de forma independente da limpeza da vagina. Ao misturar-se podem alastrar bactérias da zona anal para a vaginal.
  • Substâncias irritantes: é possível que, ao realizar o banho do bebé, os sabonetes, espumas e champôs misturado com a água se introduzam na vagina, causando irritação e possíveis infeções.
  • Parasitas intestinais: existe um parasita, o oxiúro, que vive no intestino e que durante a noite sai pelo ânus, podendo entrar na vagina causando ardor, dor e fluxo anormal.

(Também lhe interessa: Meninas com fungos vaginais)