Mi bebé y yo

Como saber se o bebé tem dor de ouvidos

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O bebé está constipado, tem ranho, febre e chora copiosamente. Pode ter dores de ouvido? Como podemos saber se lhe doem os ouvidos quando ainda não é capaz de falar?

Em geral, durante os primeiros meses do bebé, tendemos a interpretar o choro inconsolável do bebé como um possível sintoma de dores de ouvidos. No entanto, até aos seis meses, as otites são muito pouco frequentes.

Por este motivo, vamos analisar melhor as características deste tipo de choro. Ao contrário do choro provocado pelas cólicas do lactente, que também tem momentos de pausa, o choro provocado pela dor de ouvidos é repentino, inconsolável e contínuo. Além disso, o bebé está bem e sossegado e, de repente, começa a chorar. Será otite? Será que são dores de ouvidos?

(Também lhe interessa: Cólicas no bebé: Como identificá-las?)

Como reconhecer os sintomas das dores de ouvidos

Em seguida vamos dar-lhe algumas indicações muito simples para saber se as queixas e choro do seu bebé são provocados por dores de ouvidos:

  • Para descobrir se se trata de otite basta pressionar com delicadeza a zona anterior da orelha, onde se encontra a pequena protuberância cutânea (em cima do lóbulo): se se assusta ou se queixa significa que pode ter uma otite e, portanto, dor de ouvidos causada, possivelmente, por uma corrente de ar ou por uma mudança de temperatura.

(Também lhe interessa: Constipação na criança: sintomas, causas e tratamento)

  • Se o bebé deixar de chorar de repente verifique se lhe sai pus do ouvido: significa que a membrana do tímpano se perfurou. Neste caso, apesar da dor de ouvido ter parado, deve levar o bebé ao pediatra, para que este lhe prescreva um tratamento antibiótico, se o considerar necessário.
  • Depois de um primeiro episódio de otite é conveniente evitar situações nas quais a otite se possa repetir, dado que é uma doença que tende a reincidir, especialmente se existe uma predisposição anatómica na criança (uma forma concreta da trompa de Eustáquio).

O seu filho sofre frequentemente de dores de ouvidos? Qual o método que usa para saber se se trata de uma otite? Queremos saber a sua opinião!

Também lhe interessa

Como saber se o bebé tem dor de ouvidos | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)