Mi bebé y yo

Como preparar o primeiro banho do bebé

( 0 votos) load

O banho do bebé não representa apenas um hábito de higiene, serva também para criar um vínculo afetivo entre o bebé e os seus pais, bem como para favorecer o bem-estar do pequno. Explicamos-lhe como deve ser o primeiro banho do bebé e quando o realizar.

No que diz respeito ao primeiro banho do bebé, não existe uma opinião unânime entre os especialistas nesta matéria. Há quem opine que não se deve dar banho ao bebé até cair o cordão umbilical e se cicatrize completamente o umbigo, o que costuma acontecer entre 10 e 14 dias após o nascimento. Outros especialistas consideram que não é necessária esta espera desde que, depois do banho, se seque bem esta zona.

Esta opção, de não esperar a cicatrização do umbigo, é a que prevalece, dado que o bebé gosta muito e o banho ajuda-o a relaxar-se, embora durante este período de espera seja suficiente limpar o bebé com uma esponja húmida tentando sempre não molhar a zona do cordão umbilical.

(Também lhe interessa: Banheiras e muda fraldas: modelos e requisitos)

Preparar o primeiro banho do bebé

Esta tarefa é simples, desde que se realize de forma adequada, além de ser muito agradável tanto para o bebé como para os papás.

Em primeiro lugar, devemos escolher um lugar da casa que esteja protegido de qualquer corrente de ar, pelo que a casa de banho é uma boa opção e, além disso, permite-nos poder esvaziar com facilidade a banheira do bebé. De qualquer forma, devemos aquecer o lugar até atingir uma temperatura entre 22 e 25 graus.

Outro passo importante é ter preparado antecipadamente todos os elementos necessários para o banho tal como gel de banho neutro, esponja, toalha, loções e cremes para a fralda, de modo a nunca ser necessário deixar o bebé sozinho.

Antes de pôr o bebé na banheira temos que a encher com 12 a 15 centímetros de água a uma temperatura entre 34 e 37 graus, tentando que esta não arrefeça para que o bebé não apanhe frio. Durante os primeiros dias, os pediatras recomendam não utilizar sabão, dado que elimina a capa de gordura da pele do bebé.

 

Exceto quando haja alguma indicação em contrário, devemos dar banho ao bebé todos os dias, embora não seja grave saltar algum. No que diz respeito à hora de o fazer, é indiferente o momento do dia, embora seja preferível fazê-lo sempre à mesma hora e, especialmente, ao final do dia, pois o banho, além de relaxar o bebé, ajuda-o a ter uma rotina de sono, será mais fácil poderem estar com o bebé a mãe e o pai, sendo este um momento muito agradável para os três.

Se bem que não exista um motivo para pôr limite ao tempo que deve durar o banho, durante as primeiras semanas é preferível que não dure mais de três ou quatro minutos. A partir dos três meses o banho já pode durar cerca de 10 minutos e, a partir dos 6 meses, até um quarto de hora. Se o bebé se encontra confortável e está um dia quente, podemos alargar o banho desde que a água não arrefeça.

Depois do banho, devemos utilizar uma loção específica para hidratar a pele do bebé, e finalizar a tarefa dando uma massagem utilizando apenas óleos naturais. Se queremos usar uma colónia, é preferível usá-la na roupa, pelo menos durante os primeiros meses de vida do pequeno.

Além da higiene da criança, a hora do banho facilita o vínculo entre os papás e o bebé, permite experiências sensitivas, estimula o seu desenvolvimento psicomotor e serve como elemento de brincadeira, pelo que é uma tarefa que devemos realizar com calma e alegria.

(Também lhe interessa: Pele atópica: sintomas, causas e tratamento)

Também lhe interessa

Como preparar o primeiro banho do bebé | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)