Mi bebé y yo

Porque é que o meu filho chama a mamã sem parar?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O seu filho chama mamã a toda a hora? Pergunta-se porque é que o faz e se é normal que apenas a chame a si? Tal tem uma explicação lógica e é o mais normal do mundo. Explicamos-lhe as razões pelas quais o bebé e a criança estão sempre a reclamar a figura materna e como deve agir perante este comportamento natural.

Quando o bebé começa a falar, chamar a mamã ou o papá é uma das primeiras coisas que faz. Se bem que o primeiro “mamã” ou “papá” provoca uma grande emoção nos pais, que se desfazem em elogios perante a nova habilidade que o bebé desenvolveu, não é menos verdade que, quando, especialmente a mamã, se sente interpelada a toda a hora, pode chegar a perguntar-se quando é que o seu filho vai deixar de repetir “mamã” a toda a hora.

(Também lhe interessa: Estimule o desenvolvimento do bebé através da música)

(Também lhe interessa: As vantagens da linguagem bimodal

O que fazer se o seu filho chama a mamã a toda a hora?

Se o seu filho chama a mamã sem parar deve saber, antes de mais nada, que se trata de algo completamente normal. Metade dos bebés devem ter pronunciado “papá” ou “mamã” aos sete meses. Inicialmente, é algo que dizem simplesmente porque o podem fazer, porque o sabem dizer. Mas a maioria diz sem saber o que significa, até umas semanas mais tarde.

Normalmente, o bebé associa a palavra à pessoa antes de fazer um ano (entre os 11 e os 12 meses de vida). Um pouco mais tarde, cerca dos dois anos (às vezes antes, até aos oito meses), é muito frequente que o pequeno passe por uma etapa de “mamite” ou “papite” aguda.

Durante a etapa de “mamite” ou “papite”, os bebés sentem angústia ao separarem-se da sua mãe ou do seu pai. Esta etapa é normal e caracteriza-se por o bebé não se querer separar da sua mãe, desconfiar de pessoas com as quais antes era simpático e chamar a sua mãe a toda a hora.

Para que esta situação não se torne desconfortável, terá de ter mais paciência e carinho do que nunca, além de tentar encontrar os métodos para lhe dar mais tranquilidade e confiança quando não estiver com ele.

Com esta finalidade, pode ser muito útil brincar com o bebé a um jogo divertido e ir-se afastando paulatinamente, primeiro uns centímetros, depois mais uns metros, e assim sucessivamente até sair do quarto, para depois voltar. Enquanto o fizer, é importante que lhe vá falando e que se vão divertindo os dois. Trata-se de manter a confiança e segurança do seu filho apesar da distância entre os dois. Verificará que, quanto mais segurança tiver o seu filho em si mesmo, menos ansiedade vai sentir quando se ausentar.

(Também lhe interessa: O meu bebé chora muito: aprenda a interpretar o seu choro)

Também lhe interessa

Porque é que o meu filho chama a mamã sem parar? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)