- O Meu Bebé
- Bebés
- Lactancia e alimentação do bebé
- Receita de puré de vitela com hortaliças
Receita de puré de vitela com hortaliças

Entre os seis e os oito meses de idade, o bebé come purés ou papas diariamente e já se pode juntar ao puré de verduras e cereais a carne, um alimento que lhe proporciona proteínas de excelente qualidade, muito valiosas para o crescimento.
Inicialmente, a carne deve administrar-se em forma de liofilizado ou bem homogeneizada, dado que as fibras desta, se estiverem muito bem fragmentadas, podem digerir-se mais facilmente e não aumentam excessivamente o volume da comida.
(Também lhe interessa: Alimentação complementar passo a passo)
É importante, ao introduzir a carne na dieta do bebé, fazê-lo através de receitas de purés e papas que permitam misturá-la com verduras e hortaliças. Deste modo, o sabor da carne é menos intenso, pois adoça-se com os vegetais, o que facilita a aceitação deste novo alimento por parte do bebé.
Em seguida oferecemos-lhe uma deliciosa receita de puré de vitela, uma das primeiras carnes que se podem dar ao bebé, com hortaliças nutritivas e muito saborosas. O resultado? Um puré saudável, doce e apetitoso.
INGREDIENTES
-
25 gramas de carne de vitela
-
1 cebola
-
1 beterraba
-
1 cenoura
-
20 gramas de feijão verde
-
20 gramas de ervilhas
-
1 colher de sobremesa de azeite
PREPARAÇÃO
-
Em primeiro lugar, cozer a vapor a carne de vitela e triturá-la.
-
Em seguida descascar, lavar e cortar em pedaços a cebola, a beterraba e a cenoura.
-
Depois limpar o feijão-verde e preparar as ervilhas.
-
Num litro de água a ferver cozer a cebola, a beterraba, a cenoura e o feijão-verde durante 10 minutos aproximadamente.
-
Adicionar as ervilhas e continuar a cozer durante mais 5 minutos.
-
Os vegetais, uma vez cozidos, escorrem-se e passam-se pelo passe-vite. Vamos assim obter um puré de verduras que vamos juntar à carne triturada.
-
Para finalizar temperar com o azeite e servir.
Quando se deve introduzir a vitela na dieta do bebé
A carne de vitela contém proteínas indispensáveis para o organismo e é muito rica em ferro de fácil absorção. Este tipo de carne é uma das primeiras a poder ser introduzida na alimentação do bebé, a partir dos seis ou sete meses, consoante a indicação do pediatra e, sobretudo, através dos potes homogeneizados. Quando a capacidade de mastigação e deglutição do bebé melhora, por volta dos nove meses, pode começar a oferecer carne fresca cozida a vapor e triturada.
A carne de vitela é uma carne ideal para enriquecer as receitas de purés do bebé. No entanto, há que ter em conta algumas indicações no momento de a escolher, pois os diferentes métodos de criação e preparação dão lugar a diferenças significativas no sabor, textura e qualidade da carne.
Para responder aos cânones a que estamos habituados, convém sempre escolher carnes de vitela de origem portuguesa. No que diz respeito à escolha dos cortes, depende do emprego gastronómico que se queira dar, mas é evidente que os cortes mais magros, como o do lombo, representam uma opção ideal para o delicado estômago dos mais pequenos.
(Também lhe interessa: Conselhos para a introdução da carne na dieta do bebé)