Mi bebé y yo

Papas de cereais para o bebé

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A partir dos seis meses podem começar-se a introduzir na dieta do bebé as primeiras papas de cereais. Neste artigo vamos explicar-lhe quando as deve introduzir, de que maneira e ainda lhe oferecemos uma montra completa para que possa escolher.

Durante os seus primeiros meses de vida e até cumprir um ano, o recém-nascido alimenta-se de leite materno, o melhor alimento que pode tomar para se desenvolver de maneira saudável. No entanto, a partir dos seis meses, o pequeno pode começar a tomar alimentos diferentes do leite. É então, e sempre seguindo as recomendações do pediatra, que o bebé pode começar a degustar as suas primeiras papas de cereais.

Desta forma, gradualmente e seguindo as indicações do médico, introduz-se na dieta do bebé a alimentação complementar, a que é composta por alimentos diferentes do leite materno, como é o caso da fruta, verduras e cereais. Estes últimos costumam começar por ser dados a provar ao bebé em forma de papas a partir do sexto mês de idade, combinados com as tomas de leite materno ou de fórmula, que continuam a ser o alimento principal do bebé.

Quando e como introduzir as papas de cereais

Os cereais são uma importante fonte de energia e contêm um alto teor de amido, um açúcar de tipo complexo que se assimila mais lentamente do que os açúcares simples. A presença de gorduras nos cereais é bastante escassa.

No momento de introduzir as primeiras papas de cereais na alimentação do pequeno convém recordar que é preferível começar por pequenas quantidades de cereais em puré. Tenham em mente que três das cinco refeições diárias do bebé devem ser de leite (materno ou de continuação) e uma de puré de vegetais ou de papa de frutas. Graças à presença dos cereais, é provável que a papa permita satisfazer a necessidade nutritiva completa da refeição. Como tal, não se terá de preocupar se o bebé não quiser completar a refeição com leite.

É importante não introduzir as papas de cereais com glúten na dieta do bebé antes dos seis meses. Esta proteína, típica do trigo, está presente noutros cereais como a cevada, a aveia, o centeio e a espelta. Esta medida serve para evitar a manifestação precoce no bebé de intolerância ao glúten, ou doença celíaca. Os cereais que não contêm glúten e que, portanto, podem ser comidos pelo bebé antes dos seis meses de idade são o arroz, o milho e a tapioca. Para começar, bastam duas ou três colheres adicionadas ao leite ou à sopa e, depois das primeiras tentativas, poderá aumentar esta quantidade.

(Também lhe interessa: Doença celíaca em crianças: diagnóstico e tratamento)

Também lhe interessa

Papas de cereais para o bebé | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)