Mi bebé y yo

Porque é que o bebé tem olhos cinzentos?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Uma das discussões mais recorrentes no seio das famílias quando nasce um bebé é se ele sai à mãe ou ao pai. E, além disso, uma das incógnitas mais emocionantes é saber a cor dos seus olhos. Não obstante, todos os bebés nascem com os olhos cinzentos. Porquê? Vamos explicar-lhe.

Castanhos, verdes ou azuis. De que cor vão ser os olhos do bebé? A maioria dos bebés nascem com os olhos cinzentos, pelo que, para averiguar a cor exata do pequeno, vão ter de esperar, pelo menos, seis meses, que é a idade em que a cor se começa a definir. Esta espera dá lugar a imensos comentários, mas a verdade é que vai ser a carga genética, juntamente com as células encarregues de dotar a iris da melanina que lhe corresponde, as que a vão definir.

(Também lhe interessa: Como é o recém-nascido? Saiba tudo.)

Porque é que nascem com os olhos cinzentos?

Os bebés nascem com os olhos cinzentos porque as células que são responsáveis pela definição da cor ainda são imaturas, não realizam a sua função plenamente, e têm de se adaptar à luz do sol. À medida que o bebé vai tendo contacto com o ambiente, a melanina atua e a cor do olho vai tomando os tons que o vão caracterizar para o resto da vida.

Desde que nascem, e até aproximadamente à idade de um ano, não se pode observar completamente a cor definitiva dos seus olhos, pelo que é impossível adivinhar a sua cor até essa altura. E também pode acontecer que o bebé com um ano tenha os olhos castanhos e por volta dos quatro ou cinco anos tenha os olhos igualmente castanhos mas com uma tonalidade mais alta ou mais baixa da mesma cor.

(Também lhe interessa: Como será o meu bebé? Vamos mostrar-lhe!)

A cor definitiva dos olhos do bebé

A cor dos olhos do seu filho define-se através de padrões genéticos e por pura estatística. Ou seja, embora a mãe tenha os olhos verdes e o pai castanhos existe uma maior probabilidade de serem castanhos do que verdes. Ainda assim, tal não significa que os terá castanhos, apenas existe uma probabilidade maior de tal acontecer.

Da mesma maneira, se alguns antepassados do bebé têm os olhos azuis, tal pode aumentar as possibilidades do seu filho adquirir uma cor clara na sua iris. Há casos de pais totalmente morenos com olhos castanhos que têm um bebé louro de olhos azuis.

De todos os modos, tal como referimos, para saber a cor definitiva dos olhos do seu filho terá de esperar entre seis meses e um ano de vida.

Também lhe interessa

Porque é que o bebé tem olhos cinzentos? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)