Mi bebé y yo

Andarilhos: sim ou não?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Há muitas dúvidas sobre o uso dos andarilhos pelos bebés: será que ajuda a começar a andar ou é causa de muitos acidentes? O Dr. Luis Gonzalez Trapote reponde às suas questões.

Não há evidências de que o uso do andarilho provoque alterações nos pés, das ancas ou do alinhamento das extremidades inferiores. O que existe evidência é que são responsáveis por muitos acidentes, alguns deles graves. Uma alta percentagem de pediatras não recomendam o seu uso. Também é interessante saber que não tem qualquer utilidade para aprender a andar. Parece mais lógica a utilização de uma manta no chão num sítio livre de riscos.

Uso do andarilho: é bom ou mau para o bebé

O andarilho é um artigo que perite ao bebé deslocar-se numa posição erguida, através de rodas. No entanto, os pediatras não costumam recomendar o seu uso para estimular os primeiros passos da criança. Porquê?

O andarilho tem um assento, montado num suporte provido de rodas, onde o bebé se senta. Deste modo, impulsionando-se, o bebé consegue deslocar-se sobre o andarilho, embora ainda não consiga andar sozinho. A priori, poderia parecer um bom recurso para estimular os primeiros passos do bebé, dado que darão origem às primeiras tentativas de caminhar.

(Também lhe interessa: Andador: como deve ser?)

Os perigos do andarilho

O principal perigo do andarilho é o risco de queda: ao tratar-se de uma superfície instável, que poderia cair no caso da criança tropeçar num objeto, ou se tomar um impulso excessivo. Ao ficar preso dentro do andarilho, a criança poderia aleijar-se na cabeça e magoar-se de uma forma mais grave.

Além disso, o andarilho obriga a criança a caminhar de forma anómala, em pontas dos pés, hábito que pode ser, mais tarde, difícil de perder.

Os andarilhos anti queda evitam que a criança possa experimentar uma queda, experiência que também é necessária para o desenvolvimento psicolotor.

O andarilho também pode interromper o gatinhar, uma passo que, apesar de não o terem todos os bebés, é bom e necessário para proceder ao ato de caminhar.

Por outro lado, quando a criança já aprendeu a dar os seus primeiros passos, pode ser mais útil e menos prejudicial comprar um andador ou uma mota, que estimulam o desenvolvimento.

Não obstante, se o andarilho se usar esporadicamente, durante curtos períodos de tempo e sob a supervisão de um dos pais, pode ser de ajuda em diferentes situações.

Também lhe interessa

Andarilhos: sim ou não? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)