Mi bebé y yo

Os bebés que mamam não necessitam de beber água

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Entre uma mamada e outra não é necessário dar água aos bebés que se alimentam exclusivamente através da amamentação materna. Vamos ver porque é que o leite materno cobre todas as necessidades do bebé.

O leite materno é suficiente para manter o organismo do bebé adequadamente hidratado, motivo pelo qual não é necessário dar água entre tomas aos lactentes que se alimentam exclusivamente de leite materno. Por outro lado, a água é importante se o bebé já não mama e se começou a introduzir a alimentação complementar ou se se alimenta com leite de fórmula. Nestes casos, a quantidade de líquidos introduzidos no organismo do bebé é inferior à da dos bebés que mamam, pelo que torna necessária uma ingestão extra de água.

Durante o verão e em épocas do ano nas quais faz muito calor pode oferecer água ao bebé, usando o biberão ou até uma colher, pois a desidratação durante estes períodos agudiza-se. O corpo do bebé é 80% água, enquanto o de um adulto é 65% água. As crianças requerem, portanto, repor mais líquidos, especialmente no verão, quando se mexem muito e não param de brincar de um lado para o outro. No entanto, se o bebé rejeita a água, não se deverá preocupar e, principalmente, não o deverá forçar a beber.

(Também lhe interessa: Água mineral: variedades que existem) 

Como saber se o bebé está bem hidratado

Em geral, durante os primeiros meses de amamentação não é necessário dar água ao bebé, salvo em situações especiais, como calor intenso, febre ou diarreia. Em princípio, tanto o leite materno como o artificial proporcionam-lhe a quantidade de líquido necessária para o seu organismo. Mas como saber se o bebé está bem hidratado?

Se o bebé se mostrar ativo, tiver saliva abundante, a urina for clara e as fezes não estiverem duras, então está bem hidratado. O organismo é muito inteligente e, quando nota uma carência de água, atua em consequência, reduzindo a produção de saliva, urinando menos de uma cor escura e um pouco espessa e com fezes que se tornam mais duras. Se o seu bebé apresenta um ou alguns destes sintomas, poderá ser devido a uma falta de hidratação. Recomenda-se, nestes casos, consultar o pediatra.

(Também lhe interessa: Quantas mamadas são necessárias durante a noite?)

Quando começou a dar água ao seu bebé? Partilhe a sua experiência com outras mamãs.

 

Também lhe interessa

Os bebés que mamam não necessitam de beber água Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)