5 semanas de gravidez

5 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 5 Semana 5

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 5 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 5 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo na quinta semana de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Amêndoa
arrow arrow
Amêndoa

Parabéns, tens uma gravidez de 5 semanas! Agora que a gravidez é um ponto assente, talvez tenhas um sem fim de sentimentos guardados: medo, euforia, excitação, incredulidade… Já estás na 5ª semana de gravidez e espera-te uma apaixonante viagem pela frente.

Fruto da tua ansiedade por queimar etapas, talvez sintas que as semanas passam mais devagar do que o habitual, mas não é assim: o teu corpo continua a preparar-se para albergar o teu bebé e este vai começar a desenvolver-se e a crescer a uma velocidade que nem sequer imaginas. Desfruta da viagem!

Uma vez implantado o embrião começa a desenvolver-se no interior do teu útero um ecossistema destinado a formar, proteger, nutrir e desenvolver o teu bebé.

Por um lado, a bolsa amniótica é uma bolsa cheia de líquido que aloja o embrião em desenvolvimento. A bolsa gestacional, por sua vez, nutre o embrião até que a placenta se estabilize e possa proporcionar nutrientes através da irrigação sanguínea.

Por fim, o cordão umbilical – que no início é bastante curto e ainda não desenvolveu circunvalações - vai ligar o bebé à placenta em desenvolvimento.

Na quinta semana de gravidez, o embrião mede entre 1 e 2 milímetros.

 

5 semanas infografia

 

Durante estas primeiras e cruciais semanas, os seus órgãos vitais, ossos e sistema nervoso iniciam o seu desenvolvimento. O embrião dividiu-se em três camadas, que darão lugar ao futuros órgãos do bebé: a ectoderme, que vai dar lugar ao sistema nervoso central; a endoderme, que vai dar lugar aos intestinos, pâncreas, fígado e glândula tiroide; e a mesoderme, de onde surgirão os ossos, músculos e sistema sanguíneo. O embrião vai esboçar logo a cabeça, os olhos, as orelhas de restantes membros.

O tubo neuronal, que se irá transformar no cérebro e na medula espinal, também se começa a formar. Por outro lado, o tecido embrionário começou a formar a estrutura que vai acabar por ser o coração do bebé.

Idade do embrião: 3 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 5

Em seguida vamos mostrar-te um vídeo no qual poderás observar uma gravidez de 5 semanas, bem como uma ecografia do mesmo tempo. É incrível!

ecografia bebe semana 5ok

Ecografia de 5 semanas

O que muda no teu corpo nas 5 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 5 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 5 semanas de gravidez

Na 5ª semana de gravidez, e depois de obter um resultado positivo no teu teste de gravidez – e até antes, se já tinhas começado a sentir alguma mudança no teu interior – algo em ti vai mudar para sempre.

Emocionalmente vais iniciar uma viagem sem retorno onde vais sentir alegria, tristeza, exultação, medo, nervosismo…

Durante as próximas semanas vais perguntar-te constantemente se a gravidez está a correr bem, pois ainda não sentes o bebé dentro de ti.

Perguntares-te se vais saber cuidar do teu bebé e se vais ser uma boa mãe também entra dentro da normalidade, mas o melhor é relaxar e desfrutar de cada etapa da viagem.

Na 5ª semana de gravidez também se vão tornar mais evidentes alguns dos sintomas próprios da gravidez, como os enjoos e os vómitos, um olfato extremamente apurado, a aversão a certos alimentos e cheiros que antes toleravas bem, mais sono e sensação de cansaço, inchaço de abdómen, maior volume e/ou sensibilidade nos seios, etc.

São sintomas que podem desaparecer no fim o primeiro trimestre ou não e, neste caso, podes até ter de conviver com eles durante as próximas 35 semanas.

O certo é que vais ter mais necessidade de urinar com maior frequência, o que no início é consequência da progressiva dilatação do útero, que oprime a bexiga, e depois, como aumento do volume do útero enquanto avança a gravidez, vai ser cada vez mais acentuada esta necessidade.

Conselhos e bem-estar nas 5 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 5 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 5 semanas de gravidez

Tal como dizíamos, já estás na 5ª semana de gravidez. Apesar do vaivém de emoções e sentimentos ser o mais normal, a partir de agora vais ter de domar os nervos e a ansiedade.

Nada de fazer movimentos ou exercícios bruscos, cansares-te ou carregar demasiado peso. É importante saberes que a legislação protege as mulheres grávidas, permitindo às que desenvolvem trabalhos considerados de risco ser transferidas para outro posto. Deves cuidar-te mais do que nunca!

Há muitas crenças em torno de ser ou não recomendável praticar desporto na gravidez. O ideal é manteres-te ativa durante toda a gravidez e não deixar as rotinas diárias – sempre que estas não suponham um risco para a gravidez.

Continuar a ter atividade vai ajudar-te a manteres-te em forma, favorecer uma maior elasticidade do corpo – que se está a preparar para albergar e dar à luz um bebé de até 4 Kg – a não subir excessivamente de peso e a treinar o teu corpo para que a recuperação pós-parto seja mais fácil, além de acalmar os desconfortos da gravidez como os enjoos, as cãibras nas pernas, os pés inchados, a obstipação, as insónias e as dores de costas.

Caminhar, fazer jogging, nadar e praticar yoga são alguns dos desportos preferidos das grávidas e são os que não acarretam riscos sempre que se tenham em consideração algumas recomendações prévias e que se vá adequando a prática desportiva ao momento da gravidez.

Deverás aquecer e alongar de maneira adequada, beber suficiente água antes, durante e depois do exercício, vestir roupa confortável e que não pressione a caixa torácica, exercitar de forma regular e consistente, respirar adequadamente, concentrares-te na postura e ingerir refeições e lanches frequentes para manter a energia e evitar que caiam os níveis de açúcar no sangue.

Não se pode, no entanto, exercitar num ambiente quente e húmido, fazer gestos como saltos e rotações do tronco, levantar pesos demasiado pesados, realizar exercícios com risco de quedas como esquiar ou montar a cavalo, alongar demasiado ou ficares exausta com o exercício.

…..

check Se tiveres enjoos…

É um dos sintomas mais típicos da gravidez, comum a grande parte das grávidas.

Porque se sofre de enjoos e como os aliviar!

check Se és uma viajante, tem em conta que…

Adoras viajar? O trabalho obriga-te a fazê-lo? Pode ser interessante leres isto.

Descobre como viajar em segurança durante a gravidez!

check Direitos das grávidas que trabalham

Dizemos-te em seguida 10 direitos laborais que te assistem durante a gravidez.

Descobre os direitos das grávidas trabalhadoras!

check Hey! Ainda não estás a tomar ácido fólico?

Não falamos só de suplementos, mas também dos alimentos que o contêm.

Descobre a importância do ácido fólico para o desenvolvimento do feto.

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 6 semanas de gravidez
Estás na 6ª semana de gravidez. Tu e o pai talvez se estivessem a perguntar se era mesmo verdade que estavam grávidos, e daí que tenham procurado alguma manifestação da gravidez. Não te preocupes se ainda não notares nenhum s...
Crescimento e desenvolvimento nas 7 semanas de gravidez
Já estás na 7ª semana de gravidez! Durante estas próximas semanas o embrião vai assumir uma forma cada vez mais parecida com a de um bebé. A guiar este desenvolvimento são três grupos de células: o primeiro irá ...
Crescimento e desenvolvimento nas 8 semanas de gravidez
Na 8ª semana de gravidez o embrião mede entre 8 e 11 milímetros, aproximadamente. A sua cabeça, onde já se perfilam as orelhas e os olhos e onde se começa a formar a ponta do nariz, é ainda muito grande em comparação c...